quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Renatinho pode está indo embora para o Sport - PE



Renatinho Potiguar, cearamirinense, pode está indo para o Sport de Recife. Veja o que disse Flávio Anselmo, diretor de futebol do ABC:

“Podemos liberar o atleta com o pagamento da multa rescisória, ela está avaliada em R$ 600 mil. Se for bom para as partes não iremos prejudicar a carreira do jogador”.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

João Maia barrado em solenidade da Presidente


É grande, entre políticos potiguares que participaram nesta segunda-feira, 28, ontem, em São Gonçalo do Amarante, de cerimônia liderada pela presidente Dilma Rousseff, a especulação sobre o que impediu o deputado federal João Maia, presidente regional do PR, de ser visto no palanque em que se concentraram as autoridades. Muitos dizem que o estafe de Dilma simplesmente o barrou. Quiseram atribuir o veto ao fato de não estar de paletó, ou seja, na mesma condição em que seu colega Henrique Eduardo Alves, presidente regional e líder do PMDB na casa congressual dos dois, foi fotografado e filmado até cansar em colóquios com Dilma e outros participantes da cerimônia.
blog de Roberto Guedes.

Novo arcebispo pode ser nomeado amanhã

Expoentes da Arquidiocese Metropolitana de Natal estão convencidos de que o papa Bento XVI nomeará nesta quarta-feira, 30, amanhã, o sucessor de Dom Mathias Patrício de Macedo na administração da igreja católica apostólica romana em Natal. Sacerdotes brasileiros baseados no Vaticano têm sido sondados sobre qual a tendência que predomina na escolha, mas as informações esbarram no sigilo que o Papa mantém a respeito.

Estão na disputa, por assim dizer, candidatos oriundos daqui e alguns "estrangeiros". No primeiro grupo se destaca o atual bispo de Campina Grande, Dom Jaime Vieira, que é natural de Tangará, atuou muito tempo em Natal e chegou ao bispado dirigindo a diocese de Caicó. Um outro nome forte seria o de um norte-rio-grandense que comanda paróquia na região do Agreste. Uma terceira corrente cita Dom Magno, capuchinho nascido em Assu que até o ano passado dirigiu o Convento Santo Antonio, nesta capital, e depois foi nomeado bispo de uma diocese recém-criada no interior de Pernambuco.

Entre os "estrangeiros" há sacerdotes brasileiros que nunca atuaram aqui e estariam na iminência de chegar ao bispado, assim como os atuais bispos de Caicó e de Mossoró, Dom Manoel Delson e Dom Mariano Mazagna, respectivamente. Dom Mariano esteve muito cotado para assumir há poucas semanas a diocese de sua cidade natal, na Itália. Natal e o governo provincial de todo o Rio Grande do Norte têm sido mencionados como seu novo destino.

Segundo religiosos natalenses, o único conterrâneo que a esta altura já sabe quem será o próximo arcebispo é Dom Matias Patrício. Norte-rio-grandense de Santana do Matos, ele completou 75 anos há pouco tempo, chegando assim à idade máxima para a administração de dioceses. Na época, enviou na época a Bento XVI a carta protocolar registrando a data, com a qual deu início, formalmente, ao processo de sua sucessão. Ele mantém absoluto sigilo sobre quem será seu sucessor.
Blog de Roberto Guedes.

Do blog: Dom Jaime foi o responsável pela celebração da Missa de inauguração da festa da nossa padroeira ontem dia 28.

Segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa termina amanhã

Produtores e criadores de bovinos e bubalinos devem ficar atentos ao prazo que termina nesta quarta-feira (30) para vacinar os animais contra a febre aftosa e comprovar a vacinação.

A 2ª fase da Campanha contra a Febre Aftosa, que começou dia 01 deste mês contou com 900 mil vacinas aos criadores, podendo superar a marca de 91,3% do total comercializado no semestre passado, durante a primeira fase da Campanha, realizada de 1º a 30 de maio, quando foram vacinadas quase 900 mil cabeças. O número representa mais de 10% do índice de vacinação registrado em 2010.

Os pecuaristas ainda podem adquirir as vacinas nas lojas veterinárias credenciadas pelo Ministério da Agricultura em todo o estado. Na localidade que não houver disponibilidade, principalmente no interior e em regiões mais afastados, as vacinas poderão ser compradas nos grandes centros mais próximos.

A partir do próximo ano, o Rio Grande do Norte poderá sair da área de risco médio para a área livre da febre aftosa com vacinação. Em 2011, todas as etapas da vacinação instituídas pelo Ministério da Agricultura foram cumpridas, o que torna o comércio do rebanho bovino livre de restrições sanitárias. O avanço no status potiguar em relação a febre aftosa cria novas perspectivas para atividades no estado, como a melhora nos setores turísticos, da saúde, aumentando a segurança para quem visita o Estado, e, sobretudo, na economia.

O Ministério da Agricultura informou que a meta do governo é tornar todo o território nacional livre de aftosa com vacinação até 2013. A última data estipulada, ainda no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, era o fim de 2010, mas a fragilidade do controle de vacinação nos países vizinhos e, recentemente, a detecção de um foco da doença no interior do Paraguai, em setembro, levaram o cronograma a ser redefinido.

Para tentar solucionar os problemas gerados com o não reconhecimento internacional de todo o país como livre de aftosa com vacinação, como barreiras comerciais às exportações de carnes, o Brasil tenta aumentar o intercâmbio de informações sobre defesa sanitária com os países vizinhos. Além de disponibilizar técnicos federais para auxiliar na imunização, o governo também tem doado vacinas para países como a Bolívia.


Fonte: No minuto.

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dilma: "Concessão do aeroporto de São Gonçalo marca nova fase do setor aeroportuário"

Fonte: blog de oliveira

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
Em São Gonçalo do Amarante, presidenta cumprimenta mulheres e homens
do Exército, responsável pela construção da pista do aeroporto


A concessão do aeroporto de São Gonçalo do Amarante marca a nova fase do setor aeroportuário, afirmou hoje (28) a presidenta Dilma Rousseff durante a cerimônia de assinatura do contrato entre a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o consórcio vencedor.

Segundo ela, construído e administrado pela iniciativa privada, o aeroporto abre uma oportunidade de desenvolvimento para o estado com a instalação de indústrias na região.

“O transporte de cargas é importante, porque beneficia as pessoas da região com a instalação de empresas e oferta de emprego de qualidade. Com isso, o Rio Grande do Norte abre um novo caminho para o seu desenvolvimento”, disse a presidenta.

Ela lembrou a disputa pela concessão de São Gonçalo do Amarante, cujo leilão realizado pela Anac em agosto atraiu investidores nacionais e internacionais. O lance final, oferecido pelo consórcio Inframérica, alcançou o valor de R$ 170 milhões – 228% maior que o lance mínimo.

A concessão vai valer por 28 anos, com possibilidade de ser renovada por mais cinco. O consórcio vencedor terá três anos para construção dos terminais de passageiros e de cargas, estacionamento público, pátio de aeronaves, torre de controle e infraestrutura para companhias aéreas, empresas comerciais e órgãos públicos.

Já a pista de três quilômetros foi construída pelo Batalhão de Engenharia do Exército.

Em entrevista coletiva, a presidenta afirmou que o contrato entre o governo e a concessionária priorizará a mão de obra local. Além de assegurar o desenvolvimento e a criação de empregos na região, a contratação de trabalhadores locais “evita muitos problemas como demanda desenfreada por infraestrutura”.

“Por todos os aspectos é fundamental assegurar esse desafio [de gerar empregos locais]”, explicou Dilma.

Dilma Rousseff disse ainda que o Rio Grande do Norte é um local estratégico para o Brasil por ser um dos pontos mais próximos dos Estados Unidos e da Europa, e que as obras no Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante contribuirão para “o país se posicionar na questão da logística”.

“Muitas empresas hoje no mundo, dos países desenvolvidos, estão com problemas de mercado. Então, a opção deles é vir para cá, e somos a favor de investimentos estrangeiros. Se a gente souber se comportar de acordo com os melhores interesses para o Brasil, vamos chegar lá", enfatizou a presidenta.

Fonte: Blog do Planalto

Gabarito do segundo dia das provas da UFRN

Confira o gabarito das provas realizadas neste segundo dia de vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O gabarito corresponde às objetivas de Linguagens e Ciências Humanas, distribuídas nas disciplinas de Português, Literatura, História e Geografia.
1- C
2- B
3- A
4- D
5- D
6- A
7- D
8- C
9- A
10-D
11-B
12-C
13-C
14-A
15-C
16-D
17-A
18-A
19-D
20-B
21-D
22-C
23-A
24-B
25-B
26-D
27-A
28-C
29-A
20-D
31-D
32-B
33-C
34-A
35-C
36-D
37-B
38-C
39-A
40-B
41-B
42-A
43-C
44-C

NOVIDADES...

Santa: A imagem de Nossa Senhora da Conceição chegou ontem a Ceará-Mirim vinda de Recife onde estava sendo restaurada. Foi emocionante a sua entrada na Igreja Matriz!


Padroeira: Tem início hoje a maior festa religiosa e social da cidade.


Quermesse: Estará localizada ao lado da igreja onde todos os anos se aloja a barraca da paróquia, e todos os dias contará com a presença de um Grupo Pastoral e conta com doações para venda e revertimento em prol da Restauração da Matriz.

Vestibular: Muita paz e tranquilidade a todos que estão prestando o exame. Uma boa prova e boa sorte!

Cascata: A diretoria do ABC já dá como quase certa a não renovação com o camisa 10 do alvinegro. Propostas de outras equipes, até mesmo do exterior, levarão o jogador pra longe do Mais Querido.

Transporte: É cada vez maior o número de reclamações dos usuários de transporte coletivo urbano que faz a linha Ceará-Mirim/Natal. Como se já não bastasse o pequeno número de veículos circulando, a irregularidade com os horários é absurda, as vezes os usuários esperam até 02 horas por um ônibus para poder voltar para Ceará-Mirim, e as autoridades competentes permanecem inerte!

Sinal Fechado: PM apreende tablet após revista no alojamento dos detidos

Marco Carvalho
repórter

Policiais militares apreenderam um tablet no alojamento onde estão detidos os envolvidos da operação Sinal Fechado, no quartel do Comando Geral da Polícia Militar. A apreensão foi realizada na manhã deste domingo (27) após revista nos locais onde os homens estão custodiados. A informação foi confirmada à TRIBUNA DO NORTE junto a autoridades da segurança pública do Estado.

O tablet é um equipamento de utilização semelhante a um computador e que permite acesso à internet e demais comunicações. A revista teve início às 6h30 e se prolongou até às 14h de ontem. A recomendação para a fiscalização partiu do Grupo de Ação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público Estadual, após suspeita de irregularidades cometidas pelos presos.
Toda a ação da Polícia Militar foi filmada e o relatório com o equipamento e o resultado da ação será encaminhado ao MP/RN e à Justiça.
Durante a revista, que se prolongou durante toda a manhã, as visitas dos familiares foi suspensa. Representantes dos acusados foram à Justiça para garantir o acesso dos parentes ao alojamento. As visitas foram normalizadas no período da tarde de ontem, depois de ser expedido um mandado de segurança com tal determinação.
Hoje, os presos da operação Sinal Fechado estão em alojamentos divididos dentro do quartel da PM. Uns no Comando de Policiamento Interiorano (CPI) e outros no Comando de Policiamento Metropolitano (CPM).
Além dos envolvidos na operação Sinal Fechado, também está detido no quartel o advogado Rychardson Macedo - em virtude da operação Pecado Capital. Não informado a quem pertencia o equipamento encontrado.

domingo, 27 de novembro de 2011

Comperve divulga gabarito do primeiro dia do vestibular da UFRN

A Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) divulgou, na tarde deste domingo, 27, o gabarito referente ao primeiro dia de provas do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O processo vale o ingresso do estudante na instituição no ano de 2012.

As provas da manhã deste domingo, que envolveram questões das disciplinas de biologia, química, física, matemática e língua estrangeira, totalizando 60 questões também foram disponibilizadas pela instituição. O vestibular segue até terça-feira, 29.



Confira o gabarito do primeiro dia de provas:

01 - C     31 - D
02 - C     32 - A
03 - A     33 - C
04 - D     34 - B
05 - B     35 - A
06 - D     36 - D
07 - A     37 - B
08 - D     38 - D
09 - C     39 - B
10 - C     40 - A
11 - B     41 - B
12 - C     42 - B
13 - A     43 - A
14 - B     44 - B
15 - A     45 - C
16 - C     46 - D
17 - B     47 - C
18 - A     48 - B
19 - C     49 - A
20 - D     50 - B
21 - C     51 - D
22 - D     52 - A
23 - A     53 - D
24 - A     54 - D
25 - D     55 - C
26 - A     56 - B
27 - A     57 - C
28 - D     58 - B
29 - B     59 - D
30 - C     60 - C

Para ter acesso às provas aplicadas na manhã deste domingo, basta acessar o site da Comperve.

Estado de saúde de João Faustino é regular



O Hospital São Lucas emitiu nota sobre o estado de saúde do suplente de senador João Fasutino
Confiram:

“Informamos que o senhor João Faustino Ferreira Neto encontra-se hospitalizado na Unidade de Terapia Intensiva da Casa de Saúde São Lucas desde as 15 horas do dia 26 de agosto do corrente ano, ora sob tratamento médico especializado. O estado clínico do paciente é regular.
As visitas estão restritas aos familiares conforme determinação da equipe médica assistente e normas desta instituição.
Natal, 27 de novembro
Miguel Angel Sicolo – Coordenador Médico
Francisco Edênio Rego Costa – Médico Cardiologista
*A foto dos policiais militares nos corredores do hospital é da Tribuna Online

Faltosos no Vestibular da UFRN

Os faltosos neste primeiro dia de vestibular (27) é de 2.554 candidatos. O número equivale a 8,5% do total de 30.129 inscritos, que disputam as 6.209 vagas ofertadas pela UFRN. A abstenção está na média registrada no ano passado, quando 8% dos 28.124 candidatos deixaram de fazer as provas.

Este é o número esperado para o primeiro dia. Não surpreende e se mantém na mesma média", disse a presidente da Comperve, Magda Maria Pinheiro de Melo. Até às 11h30, a Comperve não registrou casos de eliminação de candidato. Na edição anterior, apenas três candidatos foram eliminados porque estavam portando aparelho eletrônico e impresso com dicas de cursinhos.

"O primeiro dia está sendo de muito tranquilidade e organização, não houve ocorrências. Tudo está funcionando bem", afirma Magda Pinheiro de Melo.

Neste domingo, os alunos fizeram provas de Física, Química, Biologia, Matemática e Língua Estrangeira.

O gabarito oficial será divulgado às 14h de hoje no site da Comperve (www.comperve.ufrn.br).

A data para divulgação do resultado final ainda não foi definida. Antes disso, o órgão irá divulgar a lista com os nomes e respectivas escolas de todos os candidatos que se inscreveram para o argumento de inclusão. A medida pretende evitar futuras fraudes no processo seletivo.

Do blog: Desejamos uma excelente prova, muita paz e tranquilidade a todos que prestaram o exame, em especial nossos jovens de Ceará-Mirim.

sábado, 26 de novembro de 2011

João Faustino é deslocado para UTI após dores no peito

Marco Carvalho - repórter

O suplente de senador e ex-deputado federal João Faustino Ferreira Neto foi deslocado no início da tarde deste sábado, 26, para a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital São Lucas. Faustino reclamou de dores no peito e foi atendido por uma equipe médica dentro do alojamento onde está detido, no quartel do Comando Geral da Polícia Militar. A informação foi confirmada à reportagem pelo comandante geral da PM, coronel Francisco Canindé de Araújo Silva.

 Os médicos preferiram solicitar a transferência de Faustino dada a idade avançada e os problemas de saúde já apresentados pelo político. Faustino passou por duas cirurgias cardíacas em virtude de problemas anteriores.

O suplente de senador ficará na UTI para avaliação e posteriormente deve ser conduzido para um quarto. Faustino foi detido na manhã da quinta-feira passada em sua casa em virtude da deflagração da operação Sinal Fechado, do Ministério Público Estadual.

O político já viu ser negado o pedido de prisão domiciliar e o habeas corpus impetrado no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Na manhã da sua prisão, em entrevista à TRIBUNA DO NORTE, João Faustino falou sobre a saúde debilitada e que isso deveria ser analisado por juízes e desembargadores quando necessário.

ABC vence e termina entre os 10 primeiros da Série B

O ABC nem precisou da combinação de resultados para se garantir na série B do próximo ano. A garantia tardia ocorreu dentro da própria partida contra o Americana, que chegou ao Recife com remotas chances de conquistar a promoção para divisão de elite, mas não se portou com a gana necessária para isso. Atuando com inteligência e explorando principalmente os erros do adversário, os potiguares chegaram com certa tranquilidade aos 3 a 1, com dois gols de Leandrão e um de Jérson, para fechar o calendário futebolístico garantindo mais uma alegria para os seus torcedores. Fran fez o tento de honra para os visitantes.

Sem a pressão da torcida e acomodado com o resultado que era suficiente para manter a equipe na série B do próximo ano, independente de qualquer outra situação, o ABC optou por praticar um futebol burocrático, com muitos cuidados na defesa e pouca ousadia. O atacante Lins que passou no teste realizado minutos antes da equipe entrar em campo foi uma peça meramente figurativa na etapa inicial, uma vez que não conseguia armar contra-ataques nem encostar em Leandrão, que isolado entre os zagueiros adversários se tornou uma presa fácil para os seus marcadores.


Prova de que o time natalense queria ver apenas o tempo passar, é que até os 35 minutos os jogadores alvinegros só conseguiram dar dois chutes na direção do gol, ambos descalibrados e que passaram longe do travessão do goleiro Saulo: um com Cascata e outro com Jérson. 

Com remotas chances de chegar ao G-4, a Americana também fazia um jogo preguiçoso, mas ainda assim buscava atacar com mais frequência, por isso quase foi premiada aos 14 minutos, quando Válber foi lançado pela esquerda, ganhou de Ricardo Oliveira na velocidade e acertou um tirambaço no travessão abecedista. 

A partida continua se desenrolando com um ligeiro predomínio do time paulista, que, no entanto apresentava dificuldade em armar as jogadas de ataque. Foi num lance de pura individualidade de Cascata, aos 38 minutos, que o alvinegro abriu vantagem. O camisa dez fez fila driblando os seus marcadores, chegou à linha de fundo e cruzou para Leandrão, livre, tocar e marcar o primeiro gol da partida. Em seguida o Americana respondeu com André Luís, mas para sorte dos potiguares, o árbitro gaúcho anulou o lance marcando impedimento de forma equivocada e o ABC foi para o intervalo em vantagem.

Vencendo e com Makelelê no lugar de Lins, o ABC iniciou o segundo tempo com a tática bem definida: atrair o adversário e encaixar um contragolpe. A tática se mostrou perfeita, logo na primeira tentativa, a equipe ampliou o marcador com Jérson, aos 4 minutos, que após receber um belo lançamento de Cascata, se livrou com facilidade do zagueiro e ficou frente a frente com o goleiro Saulo, que não teve a menor chance de evitar o gol.

O time paulista sentiu o golpe e continuou pecando na armação das jogadas ofensivas, com isso o ABC continua buscando tirar proveito dos erros adversários e passou a levar mais perigo. Leandrão que já havia desperdiçado um boa chance de ampliar aos 15, recebeu um passe açucarado de Jérson aos 27 e não perdoou, batendo firme para espantar qualquer tipo de temor dos alvinegros e embalar a festa da torcida que marcou presença nas arquibancadas do Arruda, que dai por diante ficou esperando apenas o apito final do árbitro para dar sequencia aos embalos de sábado.

Relaxado frente à boa vantagem, o ABC aos poucos foi afrouxando a marcação o que permitiu ao Americana passar a criar situações de perigo, Welligton além de realizar três grandes defesas sofreu um gol aos 39, quando Zaboto levantou a bola na área, a zaga alvinegra cochilou e Fran desviou de cabeça mandando a bola para o fundo da rede. Depois disso, o ABC passou a administrar melhor a posse de bola esperando o apito final do gaúcho Fabrício Neves Corrêa.

FICHA TÉCNICA 

ABC 3 x 1 AMERICANA 

ABC: Wellington; Pio, Leonardo, Alessandro Lopes e Renatinho Potiguar; Bileu, Ricardo Oliveira, Jérson (Rômulo) e Cascata; Leandrão e Lins (Makelelê). 
Técnico: Leandro Campos
AMERICANA: Saulo; Luiz Felipe, Airton, Hélton e Anderson Luís; Gercimar (Zaboto), César Santiago, Paulinho Dias e Válber (Fran); Charles e André Luiz (Júlio César).
Técnico: Roberto Fernandes
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa (RS) 
Gols: Leandrão/ABC (38'/1ºT e 27'/2ºT), Jérson (4'/2ºT) e Fran/AME (39'/2ºT) 

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

ABSURDO: Acusado de Matar Antônio Carlos foi ouvido e liberado.


Está no excelente Portal BO, no Brasil vei de guerra é desse jeito, o jovem da foto CONFESSOU que matou um policial, saiu andando depois do depoimento, o futuro dele a Deus pertence, agora que tem que ser mudado essa lei urgente, isso tem. Segue reportagem:


O jovem Elder Fernandes de Araújo, de 24 anos, procurou a Delegacia de São Gonçalo do Amarante, na tarde desta quinta-feira (24), para confessar um assassinato. Ele declarou ter sido o responsável pelos disparos de arma de fogo que tiraram a vida do soldado Antônio Carlos Ramalho, no início deste mês, no Jardim Lola.

Apesar de confessar o crime, o acusado acabou sendo liberado, tendo em vista que já livrou o flagrante e não tinha mandado de prisão contra ele. De acordo com o delegado Adson Kepler, Dinho, como é mais conhecido o jovem, chegou na unidade policial de São Gonçalo do Amarante, por volta das 15h.

Ele prestou depoimento até às 18h. O delegado confirmou que Dinho declarou ter matado soldado Ramalho. O acusado informou que ia passando pela rua onde o policial estava e o confundiu com um segurança, que há alguns meses, tinha agredido o jovem em uma festa.

Ao se aproximar e ver que não era a pessoa que ele pensava e que o policial militar estava armado, Dinho decidiu atirar. O jovem também disse que o adolescente Pilo-Pilo estava em sua companhia no momento do crime.

Após atirar e matar o soldado Ramalho, Elder Fernandes fugiu e passou uma semana escondido na casa da avó. Depois disso, ele viajou para fora do Rio Grande do Norte e ficou escondido até esta quinta-feira. Mesmo tendo confessado, o jovem foi ouvido e liberado pela polícia.
Fonte: blog do BG.

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sexta-Feira de super descontos nas Grandes Lojas nacionais

Alguns dos principais grupos varejistas em atuação no Brasil e em Natal participam hoje da Black Friday, tradicional liquidação americana em que os preços ao consumidor descem, em certos casos, ao menor nível do ano. Os descontos estarão disponíveis em sites e em lojas físicas durante 24 horas e, em meio às tentações, a recomendação dos especialistas ao consumidor é agir com cautela. 
DivulgaçãoBlack Friday nos EUA: consumidores disputam produtos nas lojas com descontos de até 90%Black Friday nos EUA: consumidores disputam produtos nas lojas com descontos de até 90%

A recomendação tem uma razão simples: as lojas oferecem promoções com descontos que podem chegar a 90%. E como a queda nos preços ocorre num período em que os consumidores iniciam a maratona de compras de fim de ano e estão com o reforço do 13º salário no bolso, a propensão a abrir a carteira fica maior.

Antes de sair comprando, entretanto, é preciso analisar se o gasto será possível e se é necessário, orienta a advogada da Associação de Consumidores - Proteste, Tatiana Viola de Queiroz. "Se o consumidor não precisa daquele produto agora, deve avaliar se não é melhor adiar a compra, juntar dinheiro e pagar à vista, fugindo de parcelamentos", diz. Mesmo com a promessa de super descontos, ela lembra que é importante pesquisar preços. "Além disso, é preciso verificar se a loja não está fazendo uma falsa promoção, que ocorre quando o preço sobe antes para no dia dar a impressão de que é imperdível".

Se a ideia é aproveitar a ocasião para comprar presentes, a dica é elaborar uma lista das pessoas que serão presenteadas e do que vai ser comprado. O especialista em Finanças Pessoais pela Fundação Getúlio Vargas e consultor do Programa Consumidor Consciente da MasterCard, Ricardo Pereira, orienta que é preciso estabelecer um limite de gastos e respeitar esse limite sempre.

É preciso, ainda, pesquisar sobre as empresas que oferecem os descontos. A recomendação  é, por exemplo, ver se não há grande número de reclamações nos orgãos de defesa do consumidor. "Algumas empresas também prometem entregas rápidas, mas sabemos que nessa época do ano a coisa complica. Se a intenção é comprar presente para o Natal é preciso ficar atento a isso para não chegar a data sem ter recebido o produto", diz ainda Tatiana.

Ação é realizada pela segunda vez no Brasil

Famoso nos Estados Unidos, o Black Friday acontece na sexta-feira após ao dia de Ação de Graças. A fim de limpar os estoques para as festas do final de ano, sair do vermelho e chegar ao preto (de onde vem o nome), lojas abrem as portas durante as 24 horas do dia e oferecem promoções. Esta é a segunda vez que a ação será realizada no Brasil. Pedro Eugênio, CEO do Busca Descontos e responsável por trazer o Black Friday ao e-commerce brasileiro, estima que as vendas vão movimentar pelo menos R$ 15 milhões no país.

Para os comerciantes, a data funciona para alavancar vendas e atrair novos clientes, que podem ser fidelizados posteriormente. O consultor de varejo da Ponto de Referência, Frederico Alecrim, observa, entretanto, que, para fidelizar, é preciso investir em atendimento. "Não adianta colocar um super preço e não ter gente preparada para atender bem ao consumidor", analisa. A dica vale para sites ou pontos de venda físicos. E se aplica, por exemplo, ao atendimento via SACs e redes sociais. "Atendimento também inclui entregar o que está sendo prometido, no prazo prometido", acrescenta.

MAPA DOS DESCONTOS

A TN selecionou algumas lojas que participam da Black Friday hoje. Confira o que estão prometendo em descontos e produtos:

Loja: Extra (inclusive nas lojas de Ponta Negra edo Midway, em Natal, e também pelo site extra.com.br)

Descontos: de até 70%

Produtos: nas seções de eletro, têxtil, bazar, itens sazonais de Natal, como panetones, vinhos, bacalhau e frutas secas, além de TVs, celulares, notebooks e roupas.

Loja: Submarino (www.submarino.com.br)

Descontos: de até 80% em todo o site. A loja virtual também vai oferecer frete grátis para todo o Brasil em compras de livros acima de R$ 29.

Produtos: entre os destaques, estão uma Smart TV LED de 40" (TV com acesso à internet), com R$ 900,00 de desconto, e séries e boxes de filmes, como "House" e edição especial de "Senhor do Anéis.

Loja: americanas.com

Descontos: de até 80%. Entre os produtos, estão condicionadores de ar split, notebooks, CDs e tablets.

Loja: magazineluiza.com

Descontos: a cada duas horas, a partir

das 10h e até as 20h, os seguidores do Magazine Luíza nas redes sociais serão informados sobre cinco ofertas variadas. É preciso ser seguidor do Twitter ou ter curtido a Fan Page e ser rápido. Serão descontos de até 60% e com estoques limitados.

Loja: Apple Store (http://store.apple.com/br-smb)

Descontos: não especificou, mas, no site, promete "impressionantes opções de presentes iPad, iPod e Mac".

OUTRAS LOJAS

Segundo o site Busca de Descontos, WalMart, Carrefour, Dell, NetShoes, Lojas MM, Compra Fácil, Polishop, entre outros também confirmaram participação na ação e estarão com descontos. 

OBS: as ofertas das lojas valerão por 24 horas e também estarão disponíveis no Busca Descontos (http://www.buscadescontos.com.br/blackfriday).

Programação Religiosa da Festa da Padroeira

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
As várias atividades sociais, presentes na programação, além de possibilitarem um clima alegre, fraterno e de reencontro entre todos, também serão transformadas em fundos para continuarmos o trabalho de restauração da nossa Matriz. Por isso, desejamos o envolvimento e a participação de todos.
Aproveitamos para desejar uma abençoada festa e que cada um(a) possa sentir a proteção da Virgem Maria em sua vida e também na vida de sua família.
E às portas das festividades do Natal de Jesus, se estenda nossas saudações desejando um Santo Natal e Feliz Ano Novo.
Fraternalmente,
Pe. Bianor Francisco de Lima Júnior – Administrador Paroquial
Pe. João Maria Dias e Pe. Cidinei Firmino – Vigários Paroquiais
Mons. Rui Miranda – Pároco Emérito
Diácono Emanuel Bezerra Fernandes
Comissões da Festa/2011



27 DE NOVEMBRO/DOMINGO
06h30
Missa
16h00
Missa
18h30
Carreata com chegada da imagem principal de N. Sra. da Conceição - saindo da entrada da cidade (Av. João Xavier Pereira Sobral – Passa e Fica)
19h30
Missa
Presidente: Pe. José Eudes da Cunha (Capelão Militar – Recife)
21h00
Hasteamento da Bandeira

28 DE NOVEMBRO/SEGUNDA-FEIRA
05h00
Terço caminhante
06h00
Missa
12h00
Ofício da Imaculada Conceição
19h30
Missa
Presidente: Dom Jaime Vieira Rocha (Bispo de Campina Grande/PB)
Noiteiros: Setores Beato João Paulo II e Santa Águeda, Poder Judiciário, Cartórios da Cidade e devotos da Virgem Maria

29 DE NOVEMBRO/TERÇA-FEIRA
05h00
Terço caminhante
06h00
Missa
12h00
Ofício da Imaculada Conceição
19h30
Novena da Imaculada Conceição
Oficiante: Pe. Francisco Lucas de S. Neto (Paróquia do Beato José de Anchieta – Lagoa Nova II - Natal)
Noiteiros: Setor Pe. André de Soveral, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, Profissionais  da Segurança e Vigilância.

30 DE NOVEMBRO/QUARTA-FEIRA
05h00
Terço caminhante
06h00
Missa
12h00
Ofício da Imaculada Conceição
19h30
Novena da Imaculada Conceição
Oficiante: Pe. Adriano Henrique Costa (Paróquia de Santo Antão Abade – São Bento do Norte/RN)
Noiteiros: Setor São Paulo Apóstolo, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Grupo de Escoteiros N. Sra. da Conceição

01 DE DEZEMBRO/QUINTA-FEIRA
05h00
Terço caminhante
06h00
Missa
12h00
Ofício da Imaculada Conceição
19h30
Novena da Imaculada Conceição
Oficiante: Mons. Lucas Batista Neto (Paróquia de Santo Afonso Maria de Ligório – Mirassol - Natal)
Noiteiros: Setor Santa Clara, Órgãos e Secretarias da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Escolas da Rede Municipal

02 DE DEZEMBRO/SEXTA-FEIRA
05h00
Terço caminhante
06h00
Missa
12h00
Ofício da Imaculada Conceição
19h30
Novena da Imaculada Conceição
Oficiante: Pe. Aerton Sales da Cunha (Vigário Geral da Arquidiocese e Pároco da Catedral - Natal)
Noiteiros: Setor Pio XII, Rotary Clube: Casa da Amizade, Rotaract, Escolas da Rede Privada

03 DE DEZEMBRO/SÁBADO
05h00
Terço caminhante
06h00
Missa
12h00
Ofício da Imaculada Conceição
19h30
Novena da Imaculada Conceição
Oficiante: Pe. Robson Nascimento da Silva (Vigário Paroquial de Santa Maria Mãe – Santa Catarina - Natal)
Noiteiros: Setor Beato Mateus Moreira, 5ª DIRED, Escolas da Rede Estadual

04 DE DEZEMBRO/DOMINGO
05h00
Terço caminhante
06h30
Missa
Presidente: Pe. Jailton da Silva Soares (Diretor Espiritual do Seminário de São Pedro – Natal)
12h00
Ofício da Imaculada Conceição
16h00
Missa
Investidura de Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão
Presidente: Dom Matias Patrício de Macedo (Arcebispo de Natal)
19h30
Novena da Imaculada Conceição
Oficiante: Pe. Robério Camilo da Silva (Paróquia de N. Sra. de Lourdes – Petrópolis - Natal)
Noiteiros: Setor Santo Antonio de Santana Galvão, Abrigo de Idosos São Vicente de Paula

05 DE DEZEMBRO/SEGUNDA-FEIRA
05h00
Terço caminhante
06h00
Missa
12h00
Ofício da Imaculada Conceição
19h30
Novena da Imaculada Conceição
Oficiante: Pe. José Freitas Campos (Paróquia de São Sebastião – Alecrim – Natal)
Noiteiros: Setor N. Sra. da Conceição Aparecida, Profissionais da Área da Saúde

06 DE DEZEMBRO/TERÇA-FEIRA
05h00
Terço caminhante
06h00
Missa
12h00
Ofício da Imaculada Conceição
19h30
Novena da Imaculada Conceição
Oficiante: Pe. José Nazareno Vieira da Nóbrega (Paróquia de São João Batista – Lagoa Seca – Natal)
Noiteiros: Setor São Leão Magno, Taxistas, Mototaxistas, proprietários de veículos

07 DE DEZEMBRO/QUARTA-FEIRA
05h00
Terço caminhante
06h00
Missa
12h00
Ofício da Imaculada Conceição
19h30
Novena da Imaculada Conceição
Oficiante: Pe. Severino da Silva Neto (Paróquia de São José – Angicos/RN)
Noiteiros: Setor Santa Cecília, Empresas e Comerciantes da Cidade, Prestadoras de Serviços: CDL, Correios, SAAE, COSERN e Bancos da cidade

08 DE DEZEMBRO/QUINTA-FEIRA
05h00
Terço caminhante
06h30
Missa
Presidente: Pe. Antonio Nunes de Araújo (Paróquia de Nossa Senhora Aparecida – Neópolis – Natal)
10h00
Concelebração Eucarística
Presidente: Pe. José Sílvio de Brito (Paróquia de Santa Maria Mãe – Cj. Santa Catarina – Natal)
12h00
Pipocaço / Ofício da Imaculada Conceição
16h00
Procissão com a imagem de N. Sra. da Conceição
Missa
Presidente: Pe. Bianor Francisco de Lima Júnior (Administrador Paroquial de Ceará-Mirim)

Fonte: http://www.nsconceicao.com.br/

RN ganhará mais 14 parques eólicos

 O Rio Grande do Norte deve receber mais 14 parques eólicos, um investimento superior a R$ 1,15 bilhão. A informação foi dada ontem pelo vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), João Carlos Ferraz, durante entrevista coletiva com jornalistas de cidades-sede da Copa de 2014 no Nordeste, participantes de um workshop promovido pelo banco, no Rio de Janeiro.

Ontem a diretoria do BNDES autorizou o financiamento de R$ 839 milhões a dois grupos de investidores vencedores do último leilão de energia eólica. Os recursos serão utilizados para a compra de equipamentos nacionais entre aerogerados e torres. O grupo Soares Penido irá instalar dez parques nos municípios de Pedra Grande e São Miguel do Gostoso. O investimento chega a R$ 754,6 milhões, dos quais 557,1 milhões (73,8%) serão financiados pelo BNDES. O banco também irá financiar a instalação do sistema de transmissão de energia. Ao todo os parques terão 169,6 megawatts (MW) de potência instalada.

Outro município beneficiado pela eólica será São Bento do Norte, que receberá quatro parques do grupo Galvão Energia. O investimento será de R$ 401,4 milhões para a geração de 94 MW - o banco de desenvolvimento irá financiar R$ 282 milhões, o que representa 70,7% do montante.

Em 2010, o BNDES liberou R$ 805 milhões em financiamentos para o Rio Grande do Norte. Apesar do volume, o valor representa apenas 5% dos desembolsos do banco para o Nordeste - ainda assim proporcional ao peso do estado no PIB nordestino, com participação de 6,4% da geração de riquezas.

João Carlos Ferraz sugeriu que uma parte da produção dos equipamentos necessários ao funcionamento do parque poderia se localizar próximo a eles, alterando o entorno dos parques. "Se há no RN uma demanda tão importante, por que não localizar a produção de alguns componentes das torres no estado, no Nordeste?", incita.
fonte: DN e Blog de Ceará-Mirim

MP diz que Iberê seria "eminência parda" no esquema





O ex-governador Iberê Ferreira de Souza, de acordo com o Ministério Público, seria o maior mentor e articulador do esquema suposto fraudulento para pôr em funcionamento a inspeção veicular no Rio Grande do Norte. Os promotores de Justiça que assinam a petição taxaram o ex-governador de "eminência parda" por trás de George Olímpio, que aparece como líder da Inspar.

De acordo com o Wikipedia, "Eminência parda", em política, é o nome que se dá quando determinado sujeito não é o governante supremo de tal reino ou país mas é o verdadeiro poderoso, agindo muitas vezes por trás do soberano legítimo, o qual é uma marionete dele, e pode muito bem ser deposto pela eminência parda caso este não o agrade. A eminência parda ainda pode se utilizar de qualquer tipo de poder para exercer seu poder, seja ele militar, econômico, religioso e/ou político.

Ainda na petição, o Ministério Público diz que há provas de que Iberê Ferreira "teria recebido, pelo menos, R$ 1 milhão do esquema, além de ter sido agraciado com cotas de participação nos futuros lucros do Consórcio Inspar".

O MP alega ainda que Iberê "teria contribuído decisivamente para a contratação irregular do Consórcio Inspar e para a contratação fraudulenta da Planet Business LTDA. Além disso, presidiu a reunião do CDE que aprovou a minuta de contrato da Planet Business LTDA sem que sequer existisse o órgão para o qual esta empresa prestaria serviço. Enfim, foi quem assinou o contrato de terceirização de serviço do CDE/Detran/RN e o termo de consessão do serviço de inspeção veicular ambiental".
Fonte: Tribuna do Norte.