quarta-feira, 27 de junho de 2012

Esclarecimentos e Transparência


Com objetivo de esclarecer algumas situações acerca do Partido Progressista (PP) de Ceará-Mirim cumpre-nos informar a todos os nossos amigos leitores, o que realmente aconteceu nesse processo que se chamou de 3ª via, enquanto estivemos presentes.

Inicialmente a 3ª via era composta por 04 Partidos: PT, PP, PSL e PMN; onde possuíam 03 (três) pré-candidatos a Prefeito: Marcílio Dantas, Ronaldo Venâncio e Dedé Luz; sendo o Partido dos Trabalhadores o condutor do processo de escolha da chapa, que seria realizada através de uma pesquisa encomendada pelo próprio PT.

O nosso partido, representado na minha pessoa, enquanto Presidente Municipal participava das reuniões sempre que possível e esteve disposto a acatar todas as determinações daquele movimento no qual estávamos inseridos, onde o primeiro lugar nas pesquisas seria o candidato a prefeito, o segundo lugar seria o vice, e o terceiro coordenaria a campanha ou sairia candidato a vereador, e desse modo ficou combinado e amplamente divulgado em toda a imprensa de nossa cidade.

No entanto, após a saída do companheiro Dedé Luz, começou a existir interferências de pessoas que não faziam parte da Frente, o que prejudicou o seu correto andamento, mas, mesmo assim continuamos acreditando nas pessoas que estavam desde a sua criação, e nos levaram a confiar que a escolha seria de forma democrática através da pesquisa conforme acordado entre os Partidos, e os homens que os representavam.

Nesta segunda-feira, dia 25 de junho, reuniu-se os até então pré-candidatos da frente Marcílio Dantas, Ronaldo Venâncio, além dos representantes do PT, do Presidente do PDT Antônio Ivo, do empresário José Saly, o Dentista Luis Antônio e o vereador Júlio César, que mesmo negando veementemente diversas vezes sua participação, esteve presente para analisar os dados da pesquisa encomendada pelo PT para a escolha da chapa.

Ao analisar a pesquisa, esta mostrou uma vantagem do nosso nome em relação aos demais, no entanto, para nossa infeliz surpresa, os representantes partidários após meses de diálogos e ampla divulgação de qual seria o critério para escolha dos nomes, repentinamente tentaram alterá-lo para nos impor uma candidatura, que além de em nenhum momento ter feito parte do movimento, não figurava na nossa frente na pesquisa que seria o parâmetro de escolha.

Desse modo, de maneira coerente e respeitando os nossos princípios, não mais podíamos compactuar com aquela vexatória situação. Vivemos há anos com candidatura impostas, que não representam os anseios do povo, e diante de tudo o que foi explanado, o Partido Progressista de Ceará-Mirim, bem como todos que acompanharam o processo de criação e sustentação da Frente de Resistência do Vale, sentiram-se enganados, uma vez que todo o método democrático de escolha dos candidatos fora desrespeitado em prol da imposição de um nome.

Por fim, o Partido Progressista seguirá sua caminhada em prol de um Município mais justo, igualitário e democrático, onde os anseios de sua população sejam respeitados, apresentando propostas e ideias concretas e balizadas para o avanço de nossa cidade, através de uma candidatura independente, longe das amarras e das deslealdades que maculam e desacreditam os políticos de nossa cidade.

Atenciosamente,


Marcílio de Morais Dantas
Presidente Municipal do Partido Progressista

segunda-feira, 25 de junho de 2012

40 mil vagas em cursos na área de turismo serão oferecidos

Segundo a presidenta da República, até o início do Mundial o governo pretende chegar a 240 mil qualificados em cursos voltados para a formação de trabalhadores para o Mundial

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (25.06), no programa de rádio Café com a Presidenta, que o governo federal vai oferecer a partir desta sexta-feira (29) 40 mil vagas para qualificar trabalhadores do setor de turismo que vão atuar na Copa do Mundo de 2014. Até o início do Mundial, o governo pretende chegar a 240 mil trabalhadores qualificados em cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e ao Emprego, o Pronatec Copa, que é a parte do programa dedicada especialmente à formação de trabalhadores para o Mundial.

"Até a Copa, nós vamos oferecer 240 mil vagas para 30 áreas ligadas ao turismo. São cursos para agentes de viagem, camareira, garçom, recepcionista de eventos, além de várias outras profissões que têm relação com essa área do turismo. Vamos abrir, também, 32 mil vagas em cursos de línguas estrangeiras, que serão importantíssimos para os trabalhadores do turismo durante os eventos que vão atrair muitos estrangeiros para o Brasil e precisam ser bem recebidos", destacou.

No programa, Dilma explicou que as inscrições para os cursos podem ser feitas na página do Ministério do Turismo na internet de 29 de junho a 16 de julho. As vagas do Pronatec Copa são oferecidas em 116 municípios, entre eles as 12 sedes, áreas do entorno dessas cidades e destinos turísticos reconhecidos internacionalmente.

Dilma destacou que o turismo no Brasil, mesmo com os efeitos da crise econômica no mundo, cresceu 6% no ano passado, o dobro da média mundial, e emprega cerca de 2,8 milhões de trabalhadores formais. Ela disse ainda que o governo federal tem feito importantes investimentos em obras para a melhoria das cidades brasileiras que também beneficiam o turismo em todo o país.

"Além dos grandes investimentos do PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento, em rodovias, portos e aeroportos, o governo está fazendo obras para que a gente possa receber melhor o turista em todo o nosso país. São reformas em praças, terminais rodoviários, em mercados e feiras, estradas e pontes que vão ajudar a melhorar a estrutura e o acesso aos pontos turísticos. E que também beneficiam a população no dia a dia, porque a cidade, para ser boa para o turista, tem que ser boa para quem vive nela".

* Fonte: copa2014.gov.br

Luiz Almir desiste de ser candidato a Prefeito

O radialista e ex-deputado estadual Luiz Almir não será candidato a prefeito de Natal nas eleições deste ano. O nome dele surgiu como provável indicação do Partido Verde (PV) à sucessão de Micarla de Sousa após a prefeita anunciar na sexta-feira (22) que não vai concorrer à reeleição.

"Recebi o convite para concorrer à Prefeitura na sexta-feira e tive o fim de semana todo para pensar nisso. Conversei bastante com minha família e com meus amigos e decidi que entre a razão e a vaidade, o melhor para mim seria ficar com a razão", falou Luiz Almir.

O ex-deputado estadual deverá concorrer a uma das 28 cadeiras na Câmara Municipal de Natal. "O convite para brigar pela Prefeitura é muito honroso, mas não tenho condições financeiras para bancar essa luta. Além do mais, já fui candidato a prefeito de Natal em 2004 [pelo PSDB] e aprendi muita coisa sobre essa disputa, que sempre é injusta e agressiva. Diante disso, devo lançar meu nome para vereador".

Luiz Almir disse que desde a noite deste domingo (24) vem tentando comunicar a decisão que tomou. "Liguei para ela algumas vezes e ainda estou tentando. Espero que Micarla me receba em reunião nesta segunda para eu poder explicá-la minha postura e que ela compreenda", falou.

O radialista, que era vereador de Natal antes de ser deputado estadual, disse ainda não saber quem o PV vai indicar para concorrer à Prefeitura. "O partido tem bons nomes para isso. O senador Paulo Davim, a meu ver, é um excelente candidato. Temos também o presidente da Câmara, Edivan Martins. Fora isso, o PV pode apoiar algum coligado, como é o caso do atual vice-prefeito Paulinho Freire. Mas isso ainda será discutido internamente".

Caso se confirme a candidatura de Luiz Almir a uma cadeira na Câmara Municipal, ele terá que deixar os programas que apresenta na 96 FM e na SimTV! no próximo fim de semana, prazo estabelecido pela lei eleitoral.

sábado, 23 de junho de 2012

Micarla desiste de ser candidata


A prefeita de Natal, Micarla de Sousa (PV), anunciará nesta segunda-feira (25) que não se candidatará a reeleição. A informação é da assessoria de imprensa da pevista, que informou também o nome do ex-deputado Luiz Almir como candidato do Partido Verde. O engenheiro Sérgio Pinheiro, ex-secretário Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), Sérgio Pinheiro, foi convidado para figurar a chapa na condição de vice.  O prego ainda não estaria batido.
Micarla de Sousa fará um pronunciamento às 16h de segunda-feira, na sede do PV, na capital.  Ela dirá os motivos que a fizeram desistir do pleito municipal.
Tribuna do Norte

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Wilma será vice de Carlos Eduardo em Natal

TN on line: Fechada negociação. A ex-governadora Wilma de Faria, presidente estadual do PSB, será candidata a vice-prefeita na chapa do ex-prefeito Carlos Eduardo. A indicação foi do PSB e recebeu a chancela dos demais partidos aliados ao ex-prefeito.
A entrevista coletiva onde Wilma de Faria falará pela primeira vez como candidata a vice acontecerá hoje pela manhã, com horário ainda a ser definido.
A convenção do PSB para homologar o nome de Wilma de Faria, acontecerá amanhã, a partir das 9h, na Assembleia Legislativa.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Programa Emprego - TV Assembleia

 

As informações sobre as vagas você acompanha no programa Emprego da TV Assembleia, que traz ainda uma matéria sobre o trabalho do perito ambiental. Veja também os detalhes sobre o curso para cuidador de idosos da Cruz Vermelha e sobre as vagas de trainnees espalhadas pelo país. Apresentado pela jornalista Ohara Oliveira, o programa Emprego da TV Assembleia vai ao ar de segunda a sexta-feira nos intervalos da programação.
Fonte: site da Assembleia do Rio Grande do Norte 

Do blog: O titular deste blog, Dr. Marcílio, participou da gravação do programa Emprego da TV Assembleia para tratar de suas atividades como perito.

03 nomes da Política de Ceará-Mirim estão inelegíveis pelo TCU

O Tribunal de Contas da União divulgou a lista dos políticos com condenações transitadas em julgado e passíveis de inelegibilidade. Em todo o Brasil são mais de 6 mil e no Rio Grande do Norte 212. A lista traz nomes de ex-prefeitos, ex-secretários e também de políticos que já estavam fazendo articulações para entrar na disputa do pleito 2012. O documento do TCU foi entregue ontem ao Tribunal Superior Eleitoral. A lista da Corte de Contas da União não está finalizada. Segundo a Assessoria do Tribunal, diariamente a listagem será atualizada até 5 de julho.

O documento traz a relação de pessoas físicas que tiveram contas julgadas irregulares por decisão válida contra a qual não cabe mais recurso. As informações subsidiam a declaração de inelegibilidade, feita pela Justiça Eleitoral. O período considerado para elaboração da lista são os oito anos imediatamente anteriores à realização de cada eleição.

Entre os citados na lista do TCU, está o ex-prefeito de Tangará Giovannu César Pinheiro Alves, conhecido como Gija, que é pré-candidato a prefeito na cidade pelo PMN. O ex-prefeito de Canguaretama, Jurandir Marinho, também figura na lista do TCU, assim como o ex-prefeito de Natal, Aldo Tinoco Filho. O vereador Enildo Alves, pré-candidato à reeleição pelo DEM, está na lista do TCU. Em processo que teve como relator o ministro Ubiratan Aguiar, o vereador foi condenado por aplicação irregular em recursos do Sistema Único de Saúde. O processo está registrado na Corte com o número 003.838/2008-0. O secretário municipal de Educação de Natal, Walter Fonseca, também está na lista. O processo em tela está sendo questionado na Justiça onde já ganhei na 1ª instância. Versa sobre minha adesão ao PDV da Esam em 1998", comentou Walter no twitter.

Na semana passada, o Tribunal de Contas do Estado divulgou a lista dos políticos que tiveram condenações transitadas em julgado. No caso da Corte Estadual foram 575 nomes de gestores, que estão envolvidos em 1.148 processos. A relação já está com o Tribunal Regional Eleitoral. No final deste mês, o TCE encaminhará uma nova listagem dos políticos com condenações transitadas em julgado.

Confira a lista do TCU.

Do blog: Entre esses 212 nomes potiguares, alguns passaram por Ceará-Mirim. Segue adiante: o ex Deputado Pedro Melo, o seu irmão Carlos Ivan Melo, além da ex-prefeita Terezinha Melo.

terça-feira, 19 de junho de 2012

PARABÉNS ESPECIAL


E os Parabéns de hoje vai para o filho mais novo do titular deste blog, Ayrton, e pedimos que Deus o conserve essa linda pessoa, que há 16 anos enche de alegria toda família com seu jeito brincalhão, justo e amoroso de ser. Que Deus lhe abençoe muito! Esses são os desejos de toda sua família e seus amigos.

Deu no blog de Roberto Guedes - No Minuto

Terceira via
 
O deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) e o serventuário da justiça federal Marcílio Dantas conversaram muito durante o almoço desta segunda-feira, 18, hoje, no Natal Shopping Center, sobre a candidatura do segundo à prefeitura de Ceará Mirim, que pelas previsões dos dois deverá aparecer muito bem nas próximas pesquisas sobre a intenção de votos no município. Ele se oferece como terceira via entre a tentativa de reeleição do prefeito Antonio Peixoto e de retorno ao governo municipal da ex-prefeita Edinólia Melo.

Sistema de segurança que será usado na Copa é testado no Mossoró Cidade Junina

Panorama Político: A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), visando as ações que colocará em prática durante a Copa do Mundo de 2014, testou no Mossoró Cidade Junina o Centro de Comando e Controle (CCC), utilizando 27 câmeras, sendo 16 na área do evento e 11 em pontos estratégicos da cidade, formando o chamado “Cinturão de Segurança”.
A redução de ocorrências atendidas pelo Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp) da quinta-feira até o último sábado, em relação ao mesmo período do evento de 2011, foi de 21,5%.
O secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair da Rocha, esteve em Mossoró acompanhando o trabalho dos policiais e elogiou o sistema: “O que aplicamos em Mossoró, durante essa importante festa popular, foi um projeto-piloto, um pequeno exemplo de como será uma de nossas ferramentas para a segurança na Copa do Mundo. O Governo do Estado não tem medido esforços para que esse tipo de equipamento também seja utilizado em maior número nas cidades”, disse o secretário.


segunda-feira, 18 de junho de 2012

domingo, 17 de junho de 2012

Filho do empresário Porcino Júnior é sequestrado em Ceará Mirim


Anna Ruth Dantas - repórter

Em contato com a família Porcino, a reportagem esclarece que a vítima de sequestro é Porcino Segundo, filho do empresário Porcino Junior. A família permanece aguardando contato por parte dos sequestradores e mantém a polícia fora do caso.

Porcino Segundo foi sequestrado na noite desse sábado (16) enquanto participava da vaquejada de Ceará Mirim, região agreste do Rio Grande do Norte.

Os bandidos levaram também o tratador de cavalos que estava no mesmo caminhão de repouso dos vaqueiros, na área do parque de competições, mas o rapaz foi liberado à altura do município de Santa Maria. A família não vai falar sobre o assunto, mas por enquanto a polícia está sendo mantida afastada das investigações, atendendo ao apelo da família.

Atualizada às 12h24

Eleitorado do RN cresce mais de 4% em dois anos

Blog do Xereta: O eleitorado do Rio Grande do Norte que irá as urnas em outubro terá mais de 2,35 milhões de pessoas. Os números divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, referentes a maio de 2012 (prazo final para cadastramento e recadastramento de eleitores que estarão aptos a votarem no pleito de 2012) aponta para exatos 2.350.355 eleitores, um crescimento de 4,614%, no comparativo com o pleito de 2010.No ranking dos maiores eleitorados não ocorreram mudanças.
O maior colégio eleitoral continua sendo Natal com 528.364 eleitores. Em segundo está Mossoró com 163.727 pessoas aptas a votarem no pleito deste ano. O terceiro maior colégio eleitoral é Parnamirim com 104.306 eleitores.

Confira o ranking dos maiores colégios eleitorais:

Natal 528.364
Mossoró 163.727
Parnamirim 104.306
São Gonçalo do Amarante 65.248
Ceará-Mirim 50.144
Caicó 44.574
Macaíba 41.148
Assu 40.660
Currais Novos 32.835
Nova Cruz 28.905
Apodi 27.965
São José do Mipibu 26.056
Santa Cruz 25.687
João Câmara 24.322
Canguaretama 23.884
Touros 23.010
Macau 20.228
Pau dos Ferros 19.958
Areia Branca 19.842
São Miguel 18.507
Extremoz 19.170
Santo Antonio 18.108

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Nota de repúdio

Caro Marcílio Dantas, peço por obséquio divulgar que eu Lúcio Ferreira de Araújo, nada tenho haver sobre uma carta que anda circulando em Ceará Mirim, fazendo acusaçãoes e denegrino pessoas conhecidas de todos os cearamirinenses.

A pessoa usou o pseudo de Juan Ferrário, nome este que é atribuido a minha pessoa e na qual sou investigado pela Polícia Federal por ter feito campanha política fora do prazo no caso o blog de Juan Ferrário que era muito conhecido em Ceará Mirim.
Lamento que em nossa cidade estas coisas aconteçam sempre que se começa uma disputa eleitoral, isto é fato conhecido em Ceará mirim. Quero também informar que o grupo da qual faço parte em nehum momento teve em Ceará Mirim falando deste ou daquele pré-candidato, e que sempre tivemos uma postura honesta e nunca covarde.
Repudio totalmente estes atos e estou a inteira disposição para quaiquer esclarecimentos.


Lúcio Ferreira de Araújo

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Igreja determina desfiliação partidária de padres

Divulgação: TL
Dom Jaime Vieira
NOTA À IMPRENSA
Dom Jaime Vieira Rocha - arcebispo metropolitano de Natal, movido pelo zelo e solicitude pastoral para com o Povo de Deus a si confiado, frente às últimas notícias veiculadas pela imprensa potiguar, de que algum padre do clero natalense estaria disposto a participar do pleito eleitoral que se aproxima, como candidato a um cargo político, vem, por este comunicado, prestar os seguintes esclarecimento aos fiéis católicos e à opinião pública em geral:
1. É de pleno conhecimento dos padres da Arquidiocese de Natal as reiteradas exortações publicadas pelos Bispos que nos precederam no governo da Igreja Católica no Rio Grande do Norte, nas quais deixam claro a posição dessa mesma Igreja vedando a participação ativa de qualquer padre em partidos políticos ou como candidatos no processo eleitoral;
2. Que a aplicação das normas da Igreja, funda-se nos preceitos canônicos a que todos já conheceram, antes da ordenação, e que de livre e espontânea vontade aderiram e prometeram obediência, em benefício da promoção e manutenção da paz e da concórdia entre os homens, fundamentada na justiça.
3. Que o Código de Direito Canônico, que é o Direito universal da Igreja Católica, a que todos os fiéis obrigam-se à observar, ao tratar do que é conveniente ou não ao estado clerical, prescreve:
a) Cân. 285 - § 1º. Os clérigos se abstenham completamente de tudo o que não convém a seu estado, de acordo com as prescrições do direito particular.
b) § 2º. Os clérigos evitem tudo o que, embora não inconveniente, é, no entanto, impróprio ao estado clerical.
c) § 3º. Os clérigos são proibidos de assumir cargos públicos que impliquem participação no exercício do poder civil.
d) Cân. 287 - § 1º. Os clérigos promovam sempre e o mais possível a manutenção, entre os homens, da paz e da concórdia fundamentada na justiça.
e) § 2º. Não tenham parte ativa nos partidos políticos e na direção de associações sindicais (...).
Temos a convicção de que é dever de cada fiel batizado, e de cada padre, em particular, participar ativamente das lutas do povo pela efetividade dos direitos sociais básicos, como educação, saúde, segurança e moradia, entre outros, com consciência e maturidade. No entanto, torna-se imperativo para cada padre, para o bem do Povo de Deus, conservar incólume sua identidade sacerdotal, mantendo-se fiel ao que é específico do ministério ordenado e observando as orientações do Magistério da Igreja.
É votando que os cidadãos exprimem livremente a sua opção política. Assim, as eleições democráticas são a garantia de legitimidade no exercício do poder político.
Então, todos devemos colaborar para que o processo eleitoral que se aproxima seja assumido pelos candidatos e eleitores como mais uma oportunidade do exercício da democracia e da cidadania ativa, com eleições livres, equitativas e transparentes.
Assim, todos temos o dever, como pastores, de animar a todos os cristãos a participar na vida política, enquanto que a Igreja continuará, na sua missão profética, a denunciar os abusos e todas as formas de chantagem no processo eleitoral.
Podemos, sim, ser a voz crítica, objectiva e realista dos que não têm voz, sem comprometer a nossa imparcialidade e autoridade de pastores. Em nenhum caso devemos assumir uma posição em favor de algum candidato ou partido político.
Por fim, tornamos público o apelo que fazemos a cada padre, que porventura esteja filiado a algum partido político, que, em nome da solicitude e caridade pastoral que devotamos ao Povo de Deus, realizem a desfiliação, como sinal e testemunho pessoal de fé e de caridade, de profunda adesão ao dever que temos de promover a unidade, como fruto da espiritualidade vivida, de renúncia e despojamento de si mesmo, em favor de toda a Igreja de Cristo.
Natal-RN, 14 de junho de 2012.
DOM JAIME VIEIRA ROCHA
Arcebispo Metropolitano de Natal

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Lista de políticos com contas rejeitadas será atualizada até dia 5 de julho


Xerife: A relação entregue pelo TCE ontem ao TRE e à PRE corresponde aos gestores que tiveram suas respectivas contas julgadas irregulares, no âmbito da Corte de Contas, por decisão transitada em julgado. São 575 gestores e 1148 processos abrangendo o período de julho de 2004 até a data de hoje. A medida obedece ao artigo 71 da Constituição Federal. Será remetido, também, até 05 de julho, novos nomes que forem incluídos numa listagem posterior.
Em ofícios encaminhados ao TRE e à Procuradoria Regional Eleitoral, o presidente do Tribunal, conselheiro Valério Mesquita, explica que foram organizadas duas listas, em quatro DVDs, sendo a primeira enumerada de acordo com os nomes dos gestores e a segunda em conformidade com as unidades jurisdicionadas. Anexas às referidas listas estão as principais peças de cada processo ou ato que ensejou a inclusão do nome do gestor na relação.
Valério Mesquita ressaltou que cabe ao TRE o julgamento das respectivas contas. “A lista divulgada pelo TCE não se reveste de caráter de inelegibilidade, cabendo à Justiça Eleitoral a análise das circunstâncias aferidas dos requisitos previstos em lei”.

PP confirma trinta pré-candidaturas a prefeito no RN

O Partido Progressista tem trinta pré-candidatos a prefeito nos 167 municípios do Rio Grande do Norte. A confirmação foi dada pelo presidente estadual do partido Sérgio Andrade durante entrevista concedida nesta quarta-feira(13) ao jornalista Diógenes Dantas do Jornal da 96.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Saiu a lista de inelegíveis do TCE

O Plenário do Tribunal de Contas aprovou na manhã nesta terça-feira (12) a relação dos gestores que tiveram suas respectivas contas julgadas irregulares, no âmbito da Corte de Contas, por decisão transitada em julgado. São 575 gestores e 1148 processos abrangendo o período de julho de 2004 até a data de hoje. A medida obedece ao que preceitua o art. 71, II da Constituição Federal. A relação será entregue ainda hoje ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Francisco Saraiva Sobrinho, e ao procurador chefe da Procuradoria Regional Eleitoral, Paulo Sérgio Duarte da Rocha Júnior, pelo consultor jurídico do TCE, Cláudio Dantas Marinho.
Em ofícios encaminhados ao TRE e à Procuradoria Regional Eleitoral, o presidente do Tribunal, conselheiro Valério Mesquita, explica que foram organizadas duas listas, em quatro DVDs, sendo a primeira enumerada de acordo com os nomes dos gestores e a segunda em conformidade com as unidades jurisdicionadas. O presidente também informou que anexas às referidas listas estão as principais peças de cada processo ou ato que ensejou a inclusão do nome do gestor na relação. “Seguem inclusos os respectivos votos e acórdãos, certidões de trânsito em julgado, pareceres do Ministério Público de Contas, manifestações do corpo técnico-instrutivo, entre outros elementos de informações”, disse o conselheiro.
Valério Mesquita fez questão de ressaltar que cabe ao TRE o julgamento das respectivas contas. “A lista divulgada pelo TCE não se reveste de caráter de inelegibilidade, cabendo à Justiça Eleitoral a análise das circunstâncias aferidas dos requisitos previstos em lei”. Será remetido, também, até 05 de julho, novos nomes que forem incluídos numa listagem posterior.
 
 
Foto: Jorge Filho

Plenário do TCE aprova lista de gestores irregulares, que será enviada ao TRE e à Procuradoria Regional Eleitoral

TCE votará hoje lista de políticos condenados

Hoje o Tribunal de Contas do Estado votará a lista dos políticos condenados pela Corte de Contas. Após ser apreciado em plenário, o documento será enviado ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. O pleito de 2012 será o primeiro em que a Lei da Ficha Limpa estará validada, exatamente por isso toda a expectativa que cerca a divulgação da lista.
O TCE havia previsto, inicialmente, divulgar a lista na semana passada, mas a apresentação ficou para hoje. No final deste mês o Tribunal enviará ao TRE outra listagem, referente as condenações do mês. Esse segundo documento deverá conter 20% do número que seguirá no primeiro.
A lista do Tribunal de Contas do Estado é a “notícia de inelegibilidade”, mas quem declara se o candidato é inelegível ou não é a Justiça Eleitoral. A partir do material emitido pelo TCE partidos, coligações e Ministério Público poderão ingressar com pedidos de impugnação dos registros das candidaturas.
Panorama Politico

quinta-feira, 7 de junho de 2012

RETORNO - Reunião da 3ª Via

Postado por interinos: Amigos, desculpa a demora, mas esses dias foram cheios e faltou tempo para postarmos aqui no blog.
No entanto, precisamos deixar claro algumas situações:  "Os componentes da Frente, ou 3ª Via, tiveram uma reunião nesta última quarta-feira, dia 06 de junho, com o empresário José Saly, onde se discutiu situações para nossa cidade, e ficou acertado uma nova reunião para próxima terça. Em nenhum momento tratou-se de qualquer pesquisa eleitoral feita ou apresentada. Qualquer pessoa que transmitir informações diferentes dessas estará fugindo do que realmente foi conversado, com um propósito que nós desconhecemos."

domingo, 3 de junho de 2012

Dia de Mobilização e Filiação Partidária

Gostaríamos de agradecer a todos que se fizeram presentes ao dia de mobilização e filiação do Partido Progressista (PP) de Ceará-Mirim. O Clube estava lotado, mesmo num dia chuvoso como o de ontem, foi muito importante a participação de todos: autoridades, líderes comunitários, presidentes de associações (foram mais de 50), delegados do sindicato, comerciantes que mesmo em um dia de feira saíram de seus comércios para colaborar com nosso evento, além de vários jovens, ou seja, amigos de todas as idades e regiões da cidade. Muito Obrigado!!

O evento, começou com o discurso do jovem Anderson Souza, representante do PP Jovem, que foi cumprimentado por todos os demais, pois mostrou como tem sido o dia-a-dia do jovem de Ceará-Mirim, fazendo um paralelo entre a atual administração e a passada. 

Em seguida, contou com a participação do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ceará-Mirim, Zé Maria, do Dr. Evandro Borges, representante estadual da FETARN, Federação dos Trabalhadores Rurais do RN, do Presidente do PTC, Irmão Dinho, do Ex-vereador Antônio Ivo (PDT), do Presidente do PT e idealizador da Terceira Via,  Reginaldo Felipe, do Vereador Roberto Lima (PR), além dos pré-candidatos pela Frente, o ex-vereador Dedé Luz - presidente do PSL, e do Vereador Ronaldo Venâncio, presidente do PMN.

O ex-deputado Elias Fernandes e o Deputado Gustavo Fernandes (foto), também participaram e reafirmaram seu apoio ao PP de Ceará-Mirim, pois sabem da situação vivida pelo Município: "o caminho para quem quer mudar Ceará-Mirim é esse, pois o PP de Ceará-Mirim é composto por pessoas que vivem e conhecem os problemas do Município, nós temos uma questão de honra com o PP de Ceará-Mirim na pessoa de seu Presidente Marcílio Dantas" disse Gustavo Fernandes.
O presidente Estadual do Partido Progressista - Sérgio Andrade (foto) veio apoiar e agradecer ao Diretório Municipal de Ceará-Mirim, por ser um dos mais fortes do Estado, e fazer um apelo a todos que estavam presentes para pensar no melhor para o Município, onde fez a seguinte reflexão: "Será que Ceará-Mirim vai continuar sendo a cidade que cresce menos da Grande Natal? O PP não quer isso, e tenho certeza que as pessoas que estão aqui também não, por isso nessas eleições estaremos todos juntos pelo avanço do Município!"
Por fim, foi a vez do Presidente Municipal do Partido Progressista de Ceará-Mirim, Dr. Marcílio Dantas (foto), levar suas palavras, onde mais uma vez explicou o porque da união da da 3ª Via, em seguida agradecendo a cada uma das lideranças e dos amigos presentes ao Dia de Mobilização e Filiação Partidária. "Ceará-Mirim tem que sair do marasmo e atraso que vive, aqui não há investimento ou incentivos, não existem empresas, os Gestores que passaram recentemente não souberam aproveitar a singularidade econômica de Ceará-Mirim, porque aqui tem um dos vales mais férteis do mundo! Por exemplo, a empresa que há 5 anos gerava mais de 700 empregos fechou por falta de incentivo! Estamos ao lado do aeroporto e será que perderemos a oportunidade de voltarmos a figurar entre as principais forças econômicas do Estado? Nós temos 10.000 (dez mil) trabalhadores com DAPs, e isso nenhum município do Rio Grande do Norte tem! A criação de um pólo Agroindustrial é a solução para geração de emprego e renda no Município, porque além de gerar emprego e fixar o homem ao campo, ofertaria trabalho para o setor urbano, não apenas braçal, mas que exija uma qualificação maior como o de um administrador de empresas, engenharia em suas diversas áreas, advogados, contadores, ou seja, nós temos que aproveitar a vocação do nosso Município, e isso ficou provado por dados estatísticos que o grupo que passou e o atual não souberam fazer! Os jovens de nossa cidade cada vez mais qualificados, não encontram aqui oportunidades de crescimento profissional, e isso não faz sentido, pois em uma cidade rica como a nossa não podemos viver nesse atraso, motivado pela simples vontade de uma minoria que acredita que manda e desmanda aqui como no tempo da escravidão. Isso tem que mudar, isso vai mudar, e vamos juntos transformar essa história!"

PP jovem de Ceará-Mirim
Paula Paes