terça-feira, 29 de novembro de 2011

Novo arcebispo pode ser nomeado amanhã

Expoentes da Arquidiocese Metropolitana de Natal estão convencidos de que o papa Bento XVI nomeará nesta quarta-feira, 30, amanhã, o sucessor de Dom Mathias Patrício de Macedo na administração da igreja católica apostólica romana em Natal. Sacerdotes brasileiros baseados no Vaticano têm sido sondados sobre qual a tendência que predomina na escolha, mas as informações esbarram no sigilo que o Papa mantém a respeito.

Estão na disputa, por assim dizer, candidatos oriundos daqui e alguns "estrangeiros". No primeiro grupo se destaca o atual bispo de Campina Grande, Dom Jaime Vieira, que é natural de Tangará, atuou muito tempo em Natal e chegou ao bispado dirigindo a diocese de Caicó. Um outro nome forte seria o de um norte-rio-grandense que comanda paróquia na região do Agreste. Uma terceira corrente cita Dom Magno, capuchinho nascido em Assu que até o ano passado dirigiu o Convento Santo Antonio, nesta capital, e depois foi nomeado bispo de uma diocese recém-criada no interior de Pernambuco.

Entre os "estrangeiros" há sacerdotes brasileiros que nunca atuaram aqui e estariam na iminência de chegar ao bispado, assim como os atuais bispos de Caicó e de Mossoró, Dom Manoel Delson e Dom Mariano Mazagna, respectivamente. Dom Mariano esteve muito cotado para assumir há poucas semanas a diocese de sua cidade natal, na Itália. Natal e o governo provincial de todo o Rio Grande do Norte têm sido mencionados como seu novo destino.

Segundo religiosos natalenses, o único conterrâneo que a esta altura já sabe quem será o próximo arcebispo é Dom Matias Patrício. Norte-rio-grandense de Santana do Matos, ele completou 75 anos há pouco tempo, chegando assim à idade máxima para a administração de dioceses. Na época, enviou na época a Bento XVI a carta protocolar registrando a data, com a qual deu início, formalmente, ao processo de sua sucessão. Ele mantém absoluto sigilo sobre quem será seu sucessor.
Blog de Roberto Guedes.

Do blog: Dom Jaime foi o responsável pela celebração da Missa de inauguração da festa da nossa padroeira ontem dia 28.

Nenhum comentário:

Postar um comentário