segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Padroeira de Natal - Nossa Senhora da Apresentação

Ricardo Araújo - Repórter


Ainda era noite quando os primeiros fiéis chegaram à Pedra do Rosário, na Avenida do Contorno, para a celebração da primeira missa do dia dedicado à padroeira de Natal. Para as crianças aproveitarem um pouco mais o sono, alguns pais esticaram colchonetes nas calçadas. Para os adultos e idosos descansarem ao longo da missa, cadeiras de plástico ou banquinhos de madeira. A maioria, porém, estava em pé, rezando e cantando hinos religiosos enquanto o ritual litúrgico não começava. Todos os fiéis, porém, com uma única missão: celebrar Nossa Senhora da Apresentação.



De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 20 mil pessoas assistiram à missa presidida pelo Padre Dalmário Barbalho e co-celebrada pelo pároco da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, Agnelo  Dantas Barreto. A imagem da padroeira de Natal foi conduzida pelo Barco Chama-Maré do Iate Clube ao monumento erguido no ponto no qual o caixote com a santa foi encontrado por pescadores há 258 anos, que ficou conhecido como Pedra do Rosário.

Adriano AbreuFiéis celebram Nossa Senhora da Apresentação na Pedra do Rosário
Fiéis celebram Nossa Senhora da Apresentação na Pedra do Rosário


Durante a chegada do barco, fiéis acenavam enquanto entoavam o hino dedicado à padroeira e muito se emocionavam, como a dona de casa Maria da Paz, 60 anos. "Eu saí do bairro de Bom Pastor às 3 horas manhã para estar aqui antes da chegada da santa. Caminhei uma hora e não se sinto cansada. É uma benção participar deste momento", descreveu. O andor com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação foi conduzido por Fuzileiros Navais e resguardado por Marinheiros.
A governadora Rosalba Ciarlini chegou atrasada à missa. Participaram também alguns pré-candidatos à Prefeitura de Natal, como o ex-prefeito Carlos Eduardo e a ex-governadora Vilma de Faria. A prefeita Micarla de Sousa não compareceu à cerimônia e não enviou nenhum representante oficial.


Ao longo da celebração, alguns fiéis passaram mal e precisaram ser socorridos por equipes do Corpo de Bombeiros e Policiais Militares que faziam a segurança do local. Ao término do ato litúrgico, a imagem da padroeira foi conduzida à Igreja Matriz, na Praça André de Albuquerque onde, neste momento, está sendo celebrada uma missa pelo pároco Agnelo Dantas Barreto. Veja abaixo a programação de missas e eventos para o Dia de Nossa Senhora da Apresentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário