segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Se falta educação não sobra nada...

Caros amigos, mais um dia e a história se repete...
A rotina árdua de ser um estudante em Ceará-Mirim, uma cidade há 35 km da capital do Estado, mas que na prática parece mais longe que cidades não pertencentes a Grande Natal. Como se já não bastasse a falta de instituições de ensino superior em nossa cidade, o transporte responsável pela locomoção dos alunos está absurdamente aquém do mínimo necessário. Os ônibus são insuficientes ante a quantidade de alunos que necessitam do transporte, que por diversas vezes não  viaja por falta de óleo ou por problemas mecânicos no automóvel.
Quem é estudante, tem filhos, parentes ou amigos nessa situação sabe o quanto é difícil a vida de um estudante que precisa ir e vir todos os dias de Natal para Ceará-Mirim, e o que nos deixa mais apreensivo é a inoperância e o descaso que essa situação é tratada pelas autoridades responsáveis.
É uma triste rotina que se arrasta há anos, mas que, infelizmente ficou ainda pior com o ingresso de muitos alunos de nossa cidade em curso superior através do FIES, e digo isso porque ao invés de se preparar e vibrar com a possibilidade da melhor qualificação de nossos jovens, da mão-de-obra de nossa cidade escutamos em pronunciamento do Chefe do Executivo que:
"não tinha culpa se as faculdades saem dando bolsas a todo mundo e não disponibiliza o transporte."
Ora, qual a função do Poder Público? 
Se não há valorização da educação o que será do resto?
Como um aluno que faz um curso superior financiado pelo Governo Federal terá condições de gastar R$ 10,00 por dia com passagens?
São colocações e posições arbitrárias como essas que nos fazem ter a certeza de que essa política de não valorização da educação vai de encontro a tudo que acontece no mundo. Com toda certeza Ceará-Mirim é a única cidade onde as pessoas responsáveis pela educação ficam insatisfeitas com a possibilidade de seus Munícipes se qualificarem.
Vamos aguardar com ansiedade que o mínimo de dignidade seja dada aos nossos filhos e amigos que necessitam do transporte. Isso é um absurdo!

Cerimônia de posse de Dom Jaime - Novo Arcebispo

Às 9h30 deste domingo foi dado início a cerimônia de posse do novo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Um cortejo com 160 padres, 21 bispos, além de diáconos e religiosos adentraram a nave da Igreja.
O chanceler da Arquidiocese padre Júlio Cesar Cavalcante fez a leitura, inicialmente em latim, das “Letras Apostólicas”, a carta redigida pelo papa Bento XVI nomeando Dom Jaime como pastor da Igreja Católica no Rio Grande do Norte. “Como sucessor de Pedro, após ouvir Dom Matias Patrício de Macedo e todo o clero, você Jaime Vieira da Rocha, aprovado e constituído com adornos de muitos dons, eu te nomeio Arcebispo Metropolitano de Natal”, diz o texto do papa Bento XIV.
Após a leitura, a passagem do báculo (espécie de cajado) do pastor das mãos do então arcebispo e administrador apostólico Dom Matias Patrício de Macedo para Dom Jaime Vieira selou a entrega do governo da arquidiocese ao seu novo dirigente. “É com muita alegria e esperança, que eu te entrego Jaime, que me sucedeu em Campina Grande a gora, aqui, em Natal, que eu te entrego o cajado do pastor. O povo é seu. Assuma a responsabilidade do seu pastoreio”, disse Dom Matias Patrício de Macedo, dando posse definitiva ao sexto arcebispo de Natal.
Em seguida, já na cátedra, foi descerrado o brasão com o lema do seu novo ocupante “Sei em quem acreditei”. Dom Jaime foi saudado pelo padre Edilson Nobre que ressaltou o desafio de evangelizar um mundo cada vez mais urbano, o que exige maior capacidade de articulação. Em seguida, todos os padres seguiram o rito de obediência, beijando a mão do arcebispo.
Em instantes, será iniciada a primeira missa presidida pelo novo líder da Igreja. Milhares de fieis, religiosos e autoridades políticas e militares participam da cerimônia realizada, neste momento, na Catedral Metropolitana de Natal.
Da Tribuna do Norte

Do blog: Muita gente de nossa cidade se fez presente, saíram dois ônibus após a missa da manhã, além de inúmeros carros particulares para prestigiar a cerimônia de posse de Dom Jaime.

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Encontro entre Partidos promovido pelo PT em busca de um nome que represente o povo de Ceará-Mirim

Aconteceu hoje, 24 de fevereiro, o encontro interpartidário para a formação da Frente Interpartidária, que será responsável pela construção de uma terceira candidatura para as eleições à prefeitura de Ceará-Mirim, 2012.


Por Arnaldo Bruno e Débora Felipe.
O encontro contou com a presença de cinco partidos, PT, PP, PSD, PSL, PMN e foi convocado pelo Partido dos Trabalhadores.  Estiveram presentes na reunião os presidentes dos partidos Reginaldo Felipe (PT), Júlio César (PSD), Dedé Luz (PSL), Ronaldo Venâncio (PMN) e Marcílio Dantas (PP).   A Frente interpartidária deseja construir uma agenda programática para o Município de Ceará-Mirim/RN.
O presidente do PT, Reginaldo Felipe, fez a abertura da reunião e convocou os presidentes dos demais partidos para compor a mesa.  O PSDC mandou uma carta que foi lida perante os presentes, cujo conteúdo negou sua  momentânea na Frente.
Após a abertura, foi pedido aos presidentes dos partidos para fazerem uma análise da atual conjuntura política da cidade.
Marcílio Dantas (PP) parabenizou a iniciativa do PT de organizar o encontro. O PP, segundo Marcílio, deverá discutir as propostas entre seus filiados. Marcílio também destacou o desgaste por qual passa a cidade e sua importância para a Grande Natal. Por fim, o presidente do PP sugeriu novos encontros.
Ronaldo Venâncio (PMN) também parabenizou a inciativa e falou que tentará agir de forma mais firme para contribuir com a população de Ceará-Mirim. O presidente do PMN reconheceu que algumas situações políticas e partidárias o impediram de tomar decisões que realmente desejava em determinados momentos nos últimos anos de seu mandato. Ronaldo Venâncio também falou que apoiará qualquer nome que a frente apontar.
Reginaldo (PT) destacou a posição de oposição do Partido dos Trabalhadores quanto a coligações em relação ao candidato da família Melo e do atual prefeito Peixoto (PR). O PT deseja que a frente discuta propostas e projetos para a cidade.
Dedé Luz (PSL) parabenizou o PT e afirmou seu nome como pré-candidato por sentir a necessidade de que Ceará-Mirim tenha um candidato nascido na terra. Dedé Luz deseja que a Frente seja independente em relação às oligarquias locais e à atual administração.
Júlio Cesar (PSD) também parabenizou o PT. Ele começou sua fala destacando sua oposição, que ele avalia como responsável,  ao prefeito Peixoto (PR). Elogiou a frente por ser formada por pessoas de Ceará-Mirim e disse que sempre trabalhou pelo desenvolvimento da cidade. Destacou sua carreira política e o fato de ser ficha limpa.
Após as colocações iniciais, o presidente da mesa, Reginaldo Felipe (PT), abriu as falas para todos os participantes do Encontro. Nesse momento José Roberto (PT), Sheila Varella (PT), Ticha (PSL), Carlos Sobral (PT), Brás (sem partido) e Juquinha (sem partido) se manifestaram. Em geral, as perguntas se direcionaram para e elucidação da posição política dos pré-candidatos. Umas questionaram a presença de pré-candidatos em outros governos e a falta de propostas. Outras trataram da possibilidade dos prefeitáveis abrirem mão de suas candidaturas dependendo dos resultados de pesquisas eleitorais.
As respostas dos pré-candidatos convergiram para uma posição de independência quanto à atual administração e à família Melo. Os pré-candidatos disseram que não podem ser responsabilizados pelos erros de administrações das quais participaram, mas que não eram deles, e que, é o diálogo com a população e com as forças políticas da cidade que vão construir as propostas da Frente.  Os pré-candidatos, com exceção de Júlio César (PSD), confirmaram a sua presença na Frente.  Júlio César alegou a necessidade de consultar seu partido antes de confirmar a participação. Ele ressaltou, porém, que seu desejo particular é de participar da Frente.
A Frente ainda não tem nome. O encontro decidiu colocar nos blog de Ceará-Mirim os nomes sugeridos pelos presentes para a Frente. Os internautas deverão eleger o nome por meio de enquetes.
O encontro decidiu que a Frente poderá conversar com outros partidos.  Ficou acordado que os componentes da Frente deverão deixar transparentes as relações que irão estabelecer com outros partidos, sendo assim, um partido não estará autorizado a falar pela frente. Os pré-candidatos deverão continuar divulgando seus nomes. O nome do candidato da Frente deverá ser definido dia 30 de abril.
Juventude Petista de Ceará-Mirim e Blog de João André

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Escola de samba de Ceará-Mirim é campeã do carnaval no RN

Império do Vale é a campeã no grupo B do Carnaval

A vencedora do grupo B das escolas de samba em Natal é a Império do Vale, da cidade de Ceará-Mirim, vencendo com 213,9 pontos dos jurados. Ela levou à avenida 300 integrantes com um samba-enredo homenageando o Rio Amazonas.
Foto: Roberto Lucena
Lenilson dos Santos, presidente da Império do Vale, declarou estar muito feliz por ter voltado ao grupo especial.
Lenilson dos Santos, presidente da Império do Vale,  declarou estar muito feliz por ter voltado ao grupo especial


O presidente da escola, Lenilson Teixeira dos Santos, declarou que estava muito feliz com a conquista, ainda mais depois de ter sido desclassificada do grupo especial no ano passado e estar de volta agora.
Blog de João André

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Ex-Prefeita Edinólia Melo é mais uma vez condenada pelo Tribunal de Contas

Na sessão da Primeira Câmara de Contas desta quinta-feira (16.02), o conselheiro Marco Montenegro relatou o processo da prefeitura de Rio do Fogo, balancete referente ao mês de novembro de 2000 sob a responsabilidade do sr. Pedro Ribeiro da Silva. O voto foi pela irregularidade das contas, com ressarcimento ao erário da quantia de R$ 134.243,44, pertinentes a valores gastos e não comprovados.
Da prefeitura de Rafael Fernandes, relatou processo de balancete referente a janeiro de 2000, sendo responsáveis Mário Costa de Oliveira e José de Nicodemos Ferreira. O voto foi pela irregularidade com restituição de R$ 178.220,00, cuja legalidade do seu emprego não foi comprovada. De Ipanguaçu, balancete de janeiro a abril de 2000, sendo o ordenador de despesa o sr. José Wilson de Souza. O voto foi pela restituição aos cofres municipais do valor de R$ 84.233,00, devido a valores executados e não comprovados.
De Ipanguaçu, processo de Balancetes do Fundef de janeiro a dezembro de 2002, sendo o responsável José de Deus Barbosa Filho. O voto foi pela restituição de R$ 21.219,48 e remanejamento de R$ 20.412,97 (a cargo do atual gestor), correspondente ao pagamento de professores do magistério, valor esse que deve ser repassado aos professores à época, no prazo de 60 dias. Da prefeitura de Vila Flor, a prestação de contas foi referente ao exercício de 2003, a cargo de José Felipe de Oliveira. O voto foi pelo ressarcimento de R$ 49.162,96, referente à omissão do dever constitucional de prestar contas.
Com relação ao processo da prefeitura de Montanhas, houve apuração de responsabilidade referente aos exercícios de 2006 a 2008, sendo Otêmia Maria de Lima e Silva a responsável. O voto foi pela aplicação de multa no valor total de R$ 67.500,00, correspondente aos atrasos nas entregas do Relatório Resumido de Execução Orçamentária – RREO – e do Relatório de Gestão Fiscal – RGF – referentes aos exercícios de 2006, 2007 e 2008.
Da prefeitura de Coronel Ezequiel, apuração de responsabilidade referente aos exercícios de 2006 a 2008. A responsável é Mychelle Buark Lopes de Medeiros. O voto foi pela aplicação de multa no valor de R$ 16.150,00, correspondente aos atrasos nas entregas das prestações de contas bimestrais do relatório de gestão fiscal e do relatório anual referentes aos exercícios de 2006, 2007 e 2008.
De Ceará-Mirim, apuração de responsabilidade referente aos exercícios de 2004 e 2005 em nome de Maria Ednólia Câmara de Melo. O voto foi pela aplicação de multa no valor de R$ 146.265,84 atinente aos atrasos injustificáveis do RREO e RGF de 2004 e 2005. Por fim, da prefeitura de Brejinho, apuração de responsabilidade referente aos exercícios de 2004 e 2005 com relação aos responsáveis Ivanilde Matias Xavier Medeiros e João Batista Gomes Gonçalves. Concordando com o corpo técnico e parecer ministerial, o voto foi pela aplicação de multa no valor de R$ 20.450,00 e R$ 29.000,00, respectivamente, referentes aos atrasos nas entregas dos RREO e RGF.
Fonte: Site do TCE/RN

Dom Jaime, novo Arcebispo de Natal toma posse Domingo. Confira a programação

Dom Jaime Vieira Rocha será empossado como o sexto Arcebispo da Arquidiocese de Natal, no próximo domingo, 26, às 9h, na Catedral Metropolitana. Antes, às 8h30, Dom Jaime será acolhido pelo clero, autoridades e fiéis em geral, em frente à Catedral.
A celebração deverá contar com a presença dos bispos do Regional Nordeste 2 e até de outros regionais da CNBB, o clero natalense e de outras dioceses, como Caicó, onde Dom Jaime foi bispo e, especialmente, de Campina Grande (PB).
Dom Jaime sucederá Dom Matias Patrício de Macêdo, que governou a Arquidiocese de Natal por oito anos. Natural de Tangará (RN), Dom Jaime nasceu em 30 de março de 1947. Cursou Filosofia e Teologia, na Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP); Ciências Sociais, na UFRN; e atualização para formadores de seminários, em Roma. Ordenou-se padre em 01 de fevereiro de 1975, em Natal. Foi nomeado bispo de Caicó, em 29 de novembro 1995. A ordenação episcopal aconteceu em 6 de janeiro de 1996, na Basílica de São Pedro, em Roma, pelo Papa João Paulo II. O lema episcopal escolhido por ele é: “Scio cui credidi”, que significa: “Sei em quem acreditei”.

Foi Bispo de Caicó, de 1996 a 2005; e Bispo de Campina Grande, de 2005 a 2011; de 2007 a 2008, acumulou o cargo de Administrador Apostólico de Guarabira-PB. Em 21 de dezembro de 2011, o Papa Bento XVI o nomeou Arcebispo de Natal. Atualmente, Dom Jaime é o Bispo Referencial da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, no Regional Nordeste 2; e, em nível nacional, é membro da Comissão Episcopal para a Amazônia.
Fonte: Dn Online