sábado, 25 de fevereiro de 2012

Encontro entre Partidos promovido pelo PT em busca de um nome que represente o povo de Ceará-Mirim

Aconteceu hoje, 24 de fevereiro, o encontro interpartidário para a formação da Frente Interpartidária, que será responsável pela construção de uma terceira candidatura para as eleições à prefeitura de Ceará-Mirim, 2012.


Por Arnaldo Bruno e Débora Felipe.
O encontro contou com a presença de cinco partidos, PT, PP, PSD, PSL, PMN e foi convocado pelo Partido dos Trabalhadores.  Estiveram presentes na reunião os presidentes dos partidos Reginaldo Felipe (PT), Júlio César (PSD), Dedé Luz (PSL), Ronaldo Venâncio (PMN) e Marcílio Dantas (PP).   A Frente interpartidária deseja construir uma agenda programática para o Município de Ceará-Mirim/RN.
O presidente do PT, Reginaldo Felipe, fez a abertura da reunião e convocou os presidentes dos demais partidos para compor a mesa.  O PSDC mandou uma carta que foi lida perante os presentes, cujo conteúdo negou sua  momentânea na Frente.
Após a abertura, foi pedido aos presidentes dos partidos para fazerem uma análise da atual conjuntura política da cidade.
Marcílio Dantas (PP) parabenizou a iniciativa do PT de organizar o encontro. O PP, segundo Marcílio, deverá discutir as propostas entre seus filiados. Marcílio também destacou o desgaste por qual passa a cidade e sua importância para a Grande Natal. Por fim, o presidente do PP sugeriu novos encontros.
Ronaldo Venâncio (PMN) também parabenizou a inciativa e falou que tentará agir de forma mais firme para contribuir com a população de Ceará-Mirim. O presidente do PMN reconheceu que algumas situações políticas e partidárias o impediram de tomar decisões que realmente desejava em determinados momentos nos últimos anos de seu mandato. Ronaldo Venâncio também falou que apoiará qualquer nome que a frente apontar.
Reginaldo (PT) destacou a posição de oposição do Partido dos Trabalhadores quanto a coligações em relação ao candidato da família Melo e do atual prefeito Peixoto (PR). O PT deseja que a frente discuta propostas e projetos para a cidade.
Dedé Luz (PSL) parabenizou o PT e afirmou seu nome como pré-candidato por sentir a necessidade de que Ceará-Mirim tenha um candidato nascido na terra. Dedé Luz deseja que a Frente seja independente em relação às oligarquias locais e à atual administração.
Júlio Cesar (PSD) também parabenizou o PT. Ele começou sua fala destacando sua oposição, que ele avalia como responsável,  ao prefeito Peixoto (PR). Elogiou a frente por ser formada por pessoas de Ceará-Mirim e disse que sempre trabalhou pelo desenvolvimento da cidade. Destacou sua carreira política e o fato de ser ficha limpa.
Após as colocações iniciais, o presidente da mesa, Reginaldo Felipe (PT), abriu as falas para todos os participantes do Encontro. Nesse momento José Roberto (PT), Sheila Varella (PT), Ticha (PSL), Carlos Sobral (PT), Brás (sem partido) e Juquinha (sem partido) se manifestaram. Em geral, as perguntas se direcionaram para e elucidação da posição política dos pré-candidatos. Umas questionaram a presença de pré-candidatos em outros governos e a falta de propostas. Outras trataram da possibilidade dos prefeitáveis abrirem mão de suas candidaturas dependendo dos resultados de pesquisas eleitorais.
As respostas dos pré-candidatos convergiram para uma posição de independência quanto à atual administração e à família Melo. Os pré-candidatos disseram que não podem ser responsabilizados pelos erros de administrações das quais participaram, mas que não eram deles, e que, é o diálogo com a população e com as forças políticas da cidade que vão construir as propostas da Frente.  Os pré-candidatos, com exceção de Júlio César (PSD), confirmaram a sua presença na Frente.  Júlio César alegou a necessidade de consultar seu partido antes de confirmar a participação. Ele ressaltou, porém, que seu desejo particular é de participar da Frente.
A Frente ainda não tem nome. O encontro decidiu colocar nos blog de Ceará-Mirim os nomes sugeridos pelos presentes para a Frente. Os internautas deverão eleger o nome por meio de enquetes.
O encontro decidiu que a Frente poderá conversar com outros partidos.  Ficou acordado que os componentes da Frente deverão deixar transparentes as relações que irão estabelecer com outros partidos, sendo assim, um partido não estará autorizado a falar pela frente. Os pré-candidatos deverão continuar divulgando seus nomes. O nome do candidato da Frente deverá ser definido dia 30 de abril.
Juventude Petista de Ceará-Mirim e Blog de João André

Nenhum comentário:

Postar um comentário