segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Cerimônia de posse de Dom Jaime - Novo Arcebispo

Às 9h30 deste domingo foi dado início a cerimônia de posse do novo Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Um cortejo com 160 padres, 21 bispos, além de diáconos e religiosos adentraram a nave da Igreja.
O chanceler da Arquidiocese padre Júlio Cesar Cavalcante fez a leitura, inicialmente em latim, das “Letras Apostólicas”, a carta redigida pelo papa Bento XVI nomeando Dom Jaime como pastor da Igreja Católica no Rio Grande do Norte. “Como sucessor de Pedro, após ouvir Dom Matias Patrício de Macedo e todo o clero, você Jaime Vieira da Rocha, aprovado e constituído com adornos de muitos dons, eu te nomeio Arcebispo Metropolitano de Natal”, diz o texto do papa Bento XIV.
Após a leitura, a passagem do báculo (espécie de cajado) do pastor das mãos do então arcebispo e administrador apostólico Dom Matias Patrício de Macedo para Dom Jaime Vieira selou a entrega do governo da arquidiocese ao seu novo dirigente. “É com muita alegria e esperança, que eu te entrego Jaime, que me sucedeu em Campina Grande a gora, aqui, em Natal, que eu te entrego o cajado do pastor. O povo é seu. Assuma a responsabilidade do seu pastoreio”, disse Dom Matias Patrício de Macedo, dando posse definitiva ao sexto arcebispo de Natal.
Em seguida, já na cátedra, foi descerrado o brasão com o lema do seu novo ocupante “Sei em quem acreditei”. Dom Jaime foi saudado pelo padre Edilson Nobre que ressaltou o desafio de evangelizar um mundo cada vez mais urbano, o que exige maior capacidade de articulação. Em seguida, todos os padres seguiram o rito de obediência, beijando a mão do arcebispo.
Em instantes, será iniciada a primeira missa presidida pelo novo líder da Igreja. Milhares de fieis, religiosos e autoridades políticas e militares participam da cerimônia realizada, neste momento, na Catedral Metropolitana de Natal.
Da Tribuna do Norte

Do blog: Muita gente de nossa cidade se fez presente, saíram dois ônibus após a missa da manhã, além de inúmeros carros particulares para prestigiar a cerimônia de posse de Dom Jaime.

Nenhum comentário:

Postar um comentário