quinta-feira, 3 de maio de 2012

AL vai debater futuro da cajucultura no RN

Deu no Nominuto: "Por entender que a cajucultura constitui a mais significativa atividade agrícola de sequeiro cultivada no Rio Grande do Norte, o deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB) propôs a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir a situação do setor.

Gustavo Fernandes ressalta a importância da cajucultura

"A cultura do caju é uma das mais importantes entre as existentes, sendo o Rio Grande do Norte o terceiro produtor de castanha do Brasil, com crescente área explorada. As regiões Oeste, Alto Oeste e Zona da Mata são responsáveis por 80% da produção de castanha no Estado, com destaque para o município de Severiano Melo. As ações governamentais voltadas para esta área têm sempre que ser atualizadas e aprimoradas", afirmou.

O deputado disse que a audiência, com data ainda a ser marcada, discutirá as deficiências da área e abordará a sobrevivência e a manutenção da cajucultura potiguar, assim como apontar caminhos de melhorias.

Gustavo Fernandes lembrou que no agronegócio do caju estão inseridas várias atividades econômicas, "que vão desde a produção agrícola, passando pelo processamento do pedúnculo e da castanha, pelo segmento de embalagens, transporte e armazenamento, movimentando grande volume de recursos nos mercados externo e interno".

Nenhum comentário:

Postar um comentário